Tem gente que é muito orgulhosa, outros que são mais ou menos… e tem aqueles que não tem nem um pingo sequer de orgulho na personalidade (o último exemplo é quase impossível de ser encontrado, mas vai saber) o caso é que todo mundo é um pouco orgulhoso. Algumas pessoas são bastante, e odeiam voltar atrás. Mais ainda: odeiam que alguém discorde delas, e até mesmo quando sabe que estão errados em uma situação, elas não pedem desculpas. Por que justo ele, o motivo que tanto os atrapalha, o orgulho, não deixa. E qual é o resultado disso? Brigas desnecessárias com amigos e pessoas importantes.
Eu confesso que sou bastante teimosa, e na maioria das vezes, me acho a certa da situação. Não sei se isso é resultado da minha personalidade difícil, mas eu sei “torcer o braço” quando é necessário e confessar que eu estou errada. Peço desculpas também para não perder amizades e pessoas que eu prezo tanto. Acho que é preciso que todo mundo aprenda que, vez ou outra, não podemos sempre nos achar os certos de tudo, que a nossa opinião é 100% certa e só ver o nosso lado. Aliás, o que muita gente deveria ver é também o lado da outra pessoa. Claro que não podemos descobrir o que ninguém pensa, mas pelo menos tentar enxergar as opiniões e pensamentos do outro.
Mas eu digo que, na maioria das vezes, sou meio orgulhosa. Tenho convicção das minhas opiniões e gosto de expressá-las. Quando batem de frente comigo, dizendo o que pensam ou criticando algumas coisas da minha personalidade, eu digo o que eu penso também. Acho que, quando falamos do outro, automaticamente temos que estar abertos a ouvir a opinião da outra pessoa também. Afinal, que mundo seria esse se só um pudesse criticar, e o outro tivesse que ouvir tudo calado?
Existem também outros casos em que as pessoas são extremamente orgulhosas. Pedir desculpa está fora de questão, admitir seu erro ou voltar atrás, então? Nem pensar! O fato é que não podemos sempre pensar que o outro está errado, e nós mesmos, certos. Nem tudo existe um rótulo de certo ou errado. É preciso sim, aprender admitir seus erros. Todo ser humano erra uma, duas, três ou quatro vezes e isso é normal. Aprender a lidar com o seus erros e crescer com eles também.
Mas, no fundo, acho que todo mundo precisa de um pouco de orgulho, de egocentrismo e aprender a pensar também em si. O motivo? Todas essas três coisas, juntas – se não forem exageradas, claro, por que tudo nessa vida tem limite -, só fazem a gente se valorizar ainda mais. Mas é preciso saber que pedir desculpas e assumir seu erro é necessário. Sempre!
0 comentários:
Postar um comentário