Várias meninas já me mandaram e-mails pedindo dicas de escrita, como os principais passos para fazer um texto legal. Eu não sou expert, mas tenho algumas dicas que sempre uso antes de começar um texto, e que é o ideal para todos que gostam de escrever, afinal, o português, a maneira que se escreve, o uso de vírgulas é sempre um dos principais pontos avaliados pelo leitor do texto, o que o julga ser bom ou não.
1. Expresse sentimento.
2. Cuidado com o português.
Muita gente faz um bom texto e peca na hora do português. Claro que ninguém está imune de errar: eu mesma ainda tenho dúvida de uma palavra ou outra, no uso de crase, mas é sempre importante ficar atento as expressões usadas (palavras como “tá”, ou “ok” usadas no dia dia não ficam tão harmoniosas no texto) e cuidar para não usar em hipótese nenhuma (caso o seu desejo seja fazer um bom texto) o internetês, mais conhecido como as palavras usadas no Messenger ou nas redes sociais. É bom sempre saber das notícias de ortografias atualizadas e ter um dicionário ao seu lado.
3. Se ligue nas vírgulas e no desenvolvimento.
Um dos erros mais fatais é o uso da vírgula. É super comum você ver vários textos que ficam confusos, cheios de informação, falas, histórias, sem que a vírgula esteja presente, o que confunde o texto e não o deixa harmonioso. A vírgula é totalmente necessária em todos os textos, e várias pessoas se esquecem dela, deixando o conteúdo totalmente confuso, ou seja, fica quase impossível ler o texto. O desenvolvimento, quando é feito de forma muito rápida, com palavras desnecessárias, sem a pontuação e a vírgula também atrapalha o texto.
4. Falas do personagem
As falas do personagem, que esteja contexto no conto ou na história, é praticamente obrigatório usar o travessão (atenção: o travessão é a forma correta de mostrar as falas do personagem, e não simplesmente o “-” muitas vezes usado) também é interessante acentuar os detalhes do personagem na sua fala. Sem esquecer da concordância, é claro.
5. Use o crase de forma correta
Crase é a junção da preposição “a” com o artigo definido “a(s)”, ou ainda da preposição “a” com as iniciais dos pronomes demonstrativos aquela(s), aquele(s), aquilo ou com o pronome relativo a qual (as quais). Graficamente, a fusão das vogais “a” é representada por um acento grave, assinalado no sentido contrário ao acento agudo: à. Como saber se devo empregar a crase? Uma dica é substituir a crase por “ao”, caso essa preposição seja aceita sem prejuízo de sentido, então com certeza há crase. A crase não ocorre: antes de palavras masculinas; antes de verbos, de pronomes pessoais, de nomes de cidade que não utilizam o artigo feminino, da palavra casa quando tem significado do próprio lar, da palavra terra quando tem sentido de solo e de expressões com palavras repetidas (dia a dia).
6. Fale sobre um tema que você conhece
Passou por uma situação que te marcou? Escreva sobre isso. Ama moda? Invista nesse assunto. Se você escreve sobre um tema do qual se dá muito bem, do qual sabe falar sobre o assunto, expressar suas idéias e mostrar um pouco da sua personalidade, foque nele e tente sempre ir melhorando. Se o seu dom é histórias, continue escrevendo-as. Se gosta de textos, dentre outros, escreva sobre os seus sentimentos e experiências. O importante é falar sobre o que você gosta.
0 comentários:
Postar um comentário