Sabe quando você está meio insatisfeito com o amor, e justo nesses dias, encontra vários casais na sua frente? Compartilhando declarações amorosas, beijos, dizendo o quanto se amam… Aposto que pelo menos alguma pessoa já passou por essa situação. De acordar com o pé esquerdo e de achar que o dia vai dar errado. Que essa ideia toda de paixão é exagerada demais e as pessoas deveriam mesmo é ser mais realista, mais pé no chão: que deveriam sorrir menos abobalhadas por qualquer aparição do tal amor, que deveriam é se contentar que demora-se para achar a paixão. Que ela não vem rápida, e quando vem, é quando não queremos, quando não esperamos e as expectativas não estão altas.
Confesso que existem dias em que eu não acredito nessa fórmula do amor. Aliás, não acho que exista um passo a passo para fazer relacionamentos darem certo. Falando assim, pode até parecer que não acredito nessas coisas. Acredito sim, mas a diferença é que agora tenho mais certeza de que algumas coisas não devem pressionadas, que não devemos ficar insistindo em algo que pode dar errado. Se apaixonar pode ser ótimo, quando você não espera muito disso. E nem tenta substituir uma pessoa por outra, só porque se sente solitário.
A ideia é simples, mas complicada de se colocar na prática: não podemos esperar perfeição de ninguém, muito menos que elas nos entendam como queremos, tenham respostas para todos os nossos dilemas. Buscar por meio de um amor alguém que corresponda todas as suas expectativas nunca dá certo. E por quê? Porque as pessoas erram, nos decepcionam – mesmo sem querer, algumas vezes – e não podemos ficar culpando-as por isso. Afinal, nós mesmos provavelmente já magoamos alguém ou não correspondemos alguma paixão. Assim como acontece com a gente.
Buscar demais um amor só porque você está se sente sozinho é roubada. A outra pessoa vai nos completar, e não preencher aquele espaço vazio que achamos que temos. Ela não vai fazer sua vida livre de dificuldades: mas vai torná-las mais fáceis. Por isso, chego a conclusão de que quando se trata de paixões e amores, o melhor é ir com calma. Pensar antes de tudo (a frase “não pense, só faça” não surte efeito depois que você tiver que lidar com as conseqüências) e ir sem esperar demais dos outros. A maioria dos casais que conheço – e que estão juntos há bastante tempo – se apaixonaram sem pressa e sem querer que tudo fosse rápido demais. E se apaixonaram por que aconteceu. Não porque queriam, ou porque achavam que só seriam felizes com um namorado.
Levou até mesmo um tempo para elas se acertarem, mas aconteceu. E vamos encarar a realidade: não podemos encontrar a solução de nossos problemas em outras pessoas. Nem esperar demais dos outros. Seja feliz com você mesmo, e depois, pense em ser feliz junto com outro alguém. Mas se já está apaixonado, o meu único conselho é se arriscar, por que a vida não dá margem para erros bobos.
0 comentários:
Postar um comentário